Terra Nova
Grupo de Trabalho
Bravo e forte, o Terra Nova é extremamente dedicado. Ele nunca hesita em se atirar na água para socorrer alguém. Para ter sucesso nesse tipo de missão, ele precisa todavia de adestramento e de um autêntico treino. Ao que consta, um Terra Nova da ilha de Elba teria salvo Napoleão de afogamento. Muito ativo, esse cão consegue nadar por horas nas águas mais frias. Trata-se de um cão inteligente, de natureza particularmente meiga e dócil, que é adestrado com facilidade e sem problemas. Alegre e empreendedor, selecionados não só pela resistência e pela coragem mas também pela habilidade e pela fidelidade. Esse cão, de uma calma imperturbável, tem contudo absoluta necessidade de um jardim para se divertir. Ele sofre muito com o calor. Detesta ficar preso e não suporta ficar longe do dono.




Terrier Alemão de Caça
Grupo de Terrier
Concebido prioritariamente para o trabalho, o Terrer Alemão de Caça, cheio de energia, tem grandes qualidades de caçador. Vivo e combativo, de gênio forte, ele desentoca raposas e texugos e ataca a caça de grande porte (javali). Impetuoso e bastante ativo, esse cão precisa de uma educação séria, e em geral só obedece ao próprio dono. O "Jagd" gosta muito de crianças e detesta solidão. Desconfiado com estranhos, é bom guardião. Na cidade, precisa de saídas regulares. O crânio, achatado e largo, entre as orelhas, é mais estreito ao nível dos olhos. O focinho é forte e se caracteriza pelo forte maxilar inferior. Os dentes, sólidos, são uma tesoura. Os olhos, pequenos, escuros e recuados, têm olhar decidido. As orelhas, em "V", implantadas ao alto, são ligeiramente aplicadas contra a face.




Terrier Australiano
Grupo de Terrier
Criado para a caça ao coelho e ao rato, esse pequeno cão hirsuto, compacto e maciço é excelente cão de trabalho, ágil e muito combativo. Seu temperamento, que é o de um verdadeiro Terrier, exige adestramento firme. Esperto, inteligente, afetuoso e sempre de bom humor, esse Terrier é também um bom cão de companhia. Muito ativo, ele precisa de exercícios regulares. A pelagem é composta de pelo de cobertura reto, áspero e denso, com cerca de 6 cm de comprimento, e de uma capa interna curta, de textura macia. Ela é azul, azul-aço ou azul-cinza, com marcas de fogo intenso sobre os membros e o focinho. O topete é azul e prata ou ainda areia-claro ou vermelho, com um topete de um tom um pouco mais claro. A qualidade e a repartição das cores da pelagem e a textura do pelo são de primeira importância nos concursos.




Terrier Escocês
Grupo de Terrier
O Terrier Escocês, ativo e mesmo agitado, não é adequado a uma vida sedentária em apartamento. Ele deve grande parte do seu sucesso à silhueta muito original. Seu comportamento não é o de um cão de salão. Esse Terrier, corajoso ao caçar, gosta de saltar, arranhar e cavar. Ele não é um modelo de obediência. No entanto, não é um cão difícil, pois sua inteligência viva e seu humor estável, desprovido de toda agressividade, compensam seu lado independente e obstinado. Ele precisa de adestramento rigoroso, mas sem brutalidade. Esse cão de gênio forte mostra-se indiferente, e até muito desconfiado, com estranhos. E, se do dono ele aceita reprimendas, as brutalidades o fazem mostrar os dentes. Adapta-se à vida na cidade, com a condição de que possa fazer longas caminhadas diárias.




Terrier Glen d’Imaal
Grupo de Terrier
Corajoso, ativo, robusto, ágil e silencioso no trabalho, esse Terrier é um caçador entusiasmado, no qual prevalece antes de tudo o temperamento de cão de trabalho. Ele também é um companheiro gentil e meigo. Não se entende bem com seus congêneres. Precisa ser adestrado com firmeza e suavidade. A cabeça é bem larga, o stop é nítido e os olhos são castanhos. As orelhas, pequenas e "em rosa", são semieretas quando o cão está atento, e mantidas para trás quando em repouso. Os membros anteriores são curtos e fortes, e os posteriores sólidos. A cauda é bem implantada e forte na base. A pelagem, de pelo semilongo e de textura áspera, é duplicada por uma capa interna macia. Sua cor é de ardósia-marmoreado, mas sem tender com o preto, ou então cor de trigo, com tom que vai do claro ao dourado, puxando para o vermelho.




Terrier Irlandês
Grupo de Terrier
Fiel e devotado, o Terrier Irlandês é um companheiro caloroso, de temperamento suave e afetuoso com os donos. É também um cão destemido ante o perigo, que se atira sobre o adversário com ímpeto pouco comum. Ele sabe se fazer respeitar por seus congêneres, mas não é particularmente briguento. Como todo Terrier, ele deve ser adestrado com paciência e firmeza. Todo estruturado em músculos e nervos, mas sem ser pesado, o Terrier Irlandês possui cabeça comprida, com crânio achatado e um tanto estreito entre as orelhas, marcado por ligeiro stop. As mandíbulas são fortes e musculosas e o focinho é delicadamente cinzelado. Os olhos, pequenos e escuros, brilham inteligentemente. As orelhas, pequenas, em "V" e bem implantadas, caem contra a face. O pescoço, sem barbela, ostenta um ligeiro colar.




Terrier Preto da Rússia
Grupo de Trabalho
Resistente e bem adaptado às rudes condições climáticas do país, esse caçador eficaz é vigoroso e resistente. Desconfiado com estranhos, é passível de ter reações de defesa bastante vivas, por isso precisa de adestramento firme. Em família, mostra-se um companheiro agradável e afetuoso. Na cidade, esse cão extremamente agitado precisa de muito exercício físico. A cabeça é longa e os olhos, pequenos e oblíquos, são encimados por sobrancelhas espessas. Ele tem barbicha e bigode característicos. Esse grande Terrier, robusto e rústico, tem ar solto e harmonioso. O pelo tem aspecto duro, cheio, muito apertado, e a capa interna é particularmente desenvolvida. A pelagem do Terrier Preto Russo é preta, ou preta mesclada de pelos cinzas.




Terrier Tibetano
Grupo de Trabalho
Vivo e inteligente, simpático e sem nenhuma agressividade, o Terrier Tibetano tornou-se um cão de companhia apreciado. Ele é bastante animado, muito afetuoso e fiel ao dono. Reservado com estranhos, é facilmente adestrável. O Terrier tibetano, de corpo compacto e vigoroso, tem cabeça de comprimento médio, de stop marcado. Ele enrijece ligeiramente as orelhas na direção dos olhos e fica parcialmente escondido atrás dos longos pelos que caem na frente dos olhos, como uma cortina. O queixo ostenta uma leve barbicha. Os olhos, grandes e escuros, são bem separados. As orelhas, em "V", são bem franjadas e pendem, sem ser demasiado apertadas contra a cabeça. Os membros, retos, são cobertos de pelos bem densos. Esse cão tem grandes patas redondas e peludas entre os dedos e a sola. A cauda, média, é implantada bem no alto e bastante franjada, formando um anel sobre o dorso. O pelo da roupagem, abundante e fino, nem sedoso nem lanoso, reto ou ondulado, é duplicado por uma capa interna de lã fininha. Todas as combinações de cores da pelagem do Terrier Tibetano são aceitas, com exceção do chocolate e da cor de fígado.




Tosa Inu
Grupo de Trabalho
O Tosa, que tem muita paciência e sangue-frio, precisa ser adestrado com firmeza. Ousado e corajoso, esse cão tanto é guardião de casas quanto animal de companhia. Deve ter donos experientes. Dominante com relação a outros cães, nem por isso ele é agressivo. Com estranhos mostra-se desconfiado. O Tosa tem crânio largo, focinho moderadamente longo, mandíbulas poderosas e dentes fortes, em tesoura. Seus pequenos olhos castanho-avermelhados têm olhar profundo. As orelhas, finas, caem contra a face. O pescoço é musculoso. A cauda atinge os jarretes. O pelo é curto, duro e denso. a cor da pelagem é o vermelho, o fulvo, o damasco ou, ainda, o preto malhado. O padrão tolera levíssimas marcas brancas e vermelhas.




Toy Terrier
Grupo Toy
Atrevido, inteligente, vivo e afetuoso, o Toy Terrier é atualmente um encantador cão de companhia, de fácil convivência, raramente medroso e perfeitamente adaptado à vida urbana. Desconfiado com estranhos, late muito, com um latido agudo. Seu adestramento deve ser bem firme. Sua necessidade de exercício físico é moderada. A cabeça do Toy Terrier é longa e estreita, bem esculpida e angulosa. A pele é bem estendida e muito fina. Os olhos, pequenos, escuros e brilhantes, são oblíquos. As orelhas se erguem como "chama de vela". O pescoço, fino e gracioso, combina com o volume da cabeça. O dorso é curto; os quadris, bem erguidos; e o peito é estreito e alto. Os membros, de ossatura bem fina bom aprumo, movem-se segundo uma andadura que lembra o trote de um cavalo. A cauda é mantida baixa ou em sabre, nunca em trombeta.



