Sabujo Francês
Especialistas na caça ao cervo e ao cabrito-montês, ousado e feroz, o Francês é capaz de sustentar um ritmo rápido durante tempo bastante longo. Ele é também utilizado para a escavação. É também cão de companhia, mas é desaconselhado fazê-lo viver na cidade. Estruturado com força e equilíbrio, tem orelhas ligeiramente viradas, implantadas na altura dos olhos. A cor da pelagem, de pelo curto e bastante forte e apertado, distingue particularmente as três raças e dá nome a cada uma delas: a pelagem do Francês Branco e Preto é branca e preta com grande manto ou com manchas pretas mais ou menos estendidas, podendo apresentar pintas pretas ou azuladas, e mesmo cor de fogo, mas unicamente nos membros; a do Francês Branco e Laranja é branco-limão ou branca e laranja, com a condição que o laranja não seja escura; a do Francês Tricolor é preta, branca e laranja com manto mais ou menos estendido, com fogo preferencialmente vivo ou mesmo cor de cobre. O pelo "lobo-like" é admitido.



Saluki | Galgo Persa
Grupo Hound
Caçador nato, rápido e resistente, o Saluki é hábil em capturar a caça. Igualmente cão de luxo, esse Galgo elegante e de boa linhagem, que parece vestido de dignidade, é apreciado por xeques do mundo árabe e por chefes de tribos nômades. Na Europa, ele é procurado como cão de companhia. Sensível, afetuoso e inteligente, ele é muito apegado ao dono, próximo das crianças e mostra-se reservado com desconhecidos. Independente e sutil, deve ser adestrado com doçura e tato. Limpo e tranquilo, ele é de fácil convivência, mas precisa correr todos os dias. o Saluki preserva seus fortes instintos de caçador e temperamento esportivo. A cabeça, longa e estreita, é mantida de maneira nobre pelo pescoço. As orelhas, alongadas e móveis, são cobertas de pelos sedosos e longos. Todas as cores e combinações são permitidas. As pelagens malhadas são indesejáveis.




Samoieda
Grupo de Trabalho
O Samoieda, que continua sendo um eficaz cão de trabalho de tração, tornou-se prioritariamente um animal de companhia. Ele exige adestramento firme, paciente e justo, acompanhado de demonstrações de afeto, às quais responderá vivamente. A raça não é medrosa nem agressiva. A cidade não lhe convém de modo algum, porque o espaço e a necessidade de correr lhe são indispensáveis. O corpo desse Spitz do Ártico, que quase pode ser inscrito em um quadrado, é musculoso e construído para permitir grande liberdade de porte. As comissuras dos lábios (beiçada) devem ser ligeiramente dobradas, para tornar o "sorriso" característico. O pelo é duplo: a capa interna é macia, curta e densa, e o pelo de cobertura é mais duro e reto. A pelagem é branca pura, creme ou branca e biscuit (com algumas marcas biscuit).




São Bernardo
Grupo de Trabalho
O São Bernardo, de pelo curto é o mais eficaz na montanha, porque suporta as temperaturas muito baixas e trabalha mais facilmente que o de pelo longo, muitas vezes atrapalhado nos seus movimentos pela neve, que se cola nas patas e congela. Nem um nem outro são utilizados atualmente para salvamento, porque seu peso significativo constitui um empecilho. O São Bernardo tem, ao que se diz, a faculdade de "sentir" por antecipação a chegada de uma avalanche, mas ele foi destronado como salvador pelos Pastores Alemães e por Labradores, mais produtivos. Animal sociável, esse cão é tranquilo, reflexivo, alegre, dócil, afetuoso, de grande inteligência e próximo das crianças. Calmo, ele pode se adaptar à vida em apartamento, com a condição de que possa fazer longos passeios diários. Deve ser adestrado com certa firmeza. Cor da pelagem é caracterizada por um fundo brancocom placas mais ou menos grandes, de cor vermelho-acastanhado (cão multicolorido), até formar um manto vermelho-acastanhadp ininterrupto no dorso e nos flancos.




Schapendoes
Com cão de guarda de rebanhos e muito desconfiado com estranhos, o Schapendoes, vivo e simpático, tem inúmeros aficionados em seu país. Esse pastor inteligente e independente adapta-se a todas as situações e sabe tomar iniciativa no trabalho. Ele é resistente e energético e sua constituição elástica e leve faz dele um saltador notável. Alegre, gentil, transbordante de energia, divertido e apreciador de crianças, esse cão de companhia é de convivência muito agradável, já que é calmo e late pouco. Seu adestramento deverá sempre ser feito com suavidade, essencialmente pela recompensa (estimulo positivo). Para manter o equilíbrio, o Schapendoes deve correr todos os dias. O ideal é deixá-lo livre em um grande jardim. Sociável, ele se entende bem com outros animais. O Schapendoes tem um verdadeiro sobretudo de pelo. Pelagem densa, com pelos finos e secos, o que dá um aspecto charmoso. Todas as cores são admitidas na pelagem. O azul-acinzentado, puxando para o preto é o preferido.




Schipperke
Não Desportivos
Sempre alerta, o Schipperke dorme com um olho aberto. Sua curiosidade incessante condiciona todo o seu comportamento. Ele parece nunca descansar, conhece todos os recantos da casa e denuncia todo elemento suspeito com latidos convincentes. É um bisbilhoteiro, que persegue, além de camundongos e ratos, também o coelho e a lebre. Inteligente, sensível e obediente, ele é facilmente adestrável, se isso for feito com suavidade. De grande fidelidade ao dono, ele considera "sua família" também pessoas próximas deste, e tudo o que ocorre no lar lhe diz respeito, prioritária e manifestamente. Ele é de uma gentileza particular com crianças, mas desconfia de estranhos. Muito sociável, entende-se bem com outros animais, notadamente com cavalos. Esse cão pode viver em apartamento, e será muito calmo se lhe permitirem a prática de exercícios com frequência. Esse cão ágil e incansável tem pelagem preto zaino. Olhos castanho-escuros e amendoados, têm um olhar penetrante




Schnauzer Gigante
Grupo de Trabalho
Belo e imponente, esse cão é atualmente procurado tanto como animal de companhia quanto como guardião. Sua necessidade imperiosa de exercícios o reserva para um dono esportista. Confiná-lo em um apartamento seria um verdadeiro contrassenso. O caráter dominador do Schnauzer Gigante não permite que ele seja entregue em mãos desatentas. Ele precisa de um dono firme, capaz de lhe impor a vontade. Se for bem cuidado, será um bom companheiro, pouco agitado, inteligente, afetuoso e que gosta de crianças e de brincar. Ele adora o dono e tende a se mostrar possessivo. Na cidade, dois grandes passeios diários são essenciais. Solto no campo, recobra seus instintos de caça e persegue fuinhas, doninhas e outros pequenos mamíferos. Pouco sociável, tente a brigar com seus congêneres. Esse cão, um dos mais vigorosos que existem, não tem realmente medo de nada. Em alemão, Schnauzer significa "focinho". De fato, o focinho barbudo e com bigode chama a atenção. O Schnauzer Gigante tem uma estrutura robusta e um porte elegante.




Schnauzer Médio
Grupo de Trabalho
Caçador de ratos, de fuinhas, de doninhas e de texugos,esse cão cheio de energia precisa de muito exercício e só gosta de viver no campo. Ele é ativo, mas não agitado. Corajoso e vigilante, esse bom guardião é muito desconfiado com estranhos. É muito inteligente e reativo. Se for adestrado com habilidade e firmeza, ele se torna um excelente cão de companhia. Dedicado, afetuoso e de temperamento brincalhão, esse Schnauzer também gosta muito de crianças. Esse Schnauzer tem cabeça forte, fronte achatada, stop nítido, chanfradura reta e focinho em cunha, que é ornado pela trufa preta e redonda. As orelhas "V" são implantadas no alto e semicaídas naturalmente. Os olhos são escuros e ovais. O pescoço, nobremente arqueado e seco, não deve ser curto nem grosso. Robusto, um tanto atarracado mais que esbelto, o Schnauzer se inscreve em um quadrado. O dorso, que desce ligeiramente, a garupa redonda e o peito pouco largo e profundo dão-lhe uma impressão rechonchuda. Os membros são retos e sólidos e as coxas, vigorosas.




Schnauzer Míni
Grupo de Terrier
Tão vivo e dinâmico quanto seus semelhantes, o Schnauzer Míni é muito mais obediente. Bastante simpático e afetuoso, esse cão adora a vida em família e brinca de bom grado com crianças. Seu adestramento é fácil, com a condição de que ele não seja tratado com aspereza. Ele ocupa muito pouco espaço, o que explica sem dúvida seu sucesso crescente na Europa - em especial na França - e nos Estados Unidos. É um cão de companhia um tanto chique". Apesar de suportar bem a vida de apartamento, o Schnauze Míni é um esportista que precisa se exercitar suficientemente todos os dias, para se manter em forma e equilibrado. O sedentarismo sistemático muitas vezes provoca doenças de pele nesse animal. Muito corajoso, ele conservou o instinto de guarda do Schnauzer Médio. É também excelente rateiro, que, no campo, faz da caça sua ocupação favorita. A cabeça comprida com pelo desgrenhado é característica.




Sealyham Terrier
Grupo de Terrier
Vigilante, ativo, o Sealyham Terrier tornou-se, a partir do começo do século XX, um cão de companhia. Mas, antigo caçador de lontras e de fuinha, ele se dedica ao seu esporte favorito quando pode. Ele é amigável, dócil com crianças e fácil de adestrar, com a condição de que seu dono não mostra lassidão. Possui caráter, é calmo, equilibrado e muito afetuoso com o dono. Esse Terrier, que pouco late, adapta-se facilmente à vida em apartamento. Ele tem grande necessidade de se exercitar. De andadura viva, o Selayham Terrier tem cabeça de crânio ligeiramente bombeados, trufa preta, mandíbulas potentes e uma bela barba opulenta. Os olhos, redondos e escuros, são de tamanho médio. As orelhas, caídas e arredondadas nas ponta, são mantidas do lado das faces. O pescoço é bastante comprido e musculoso.




Setter Gordon
Esportistas
O Setter Gordon é muito apreciado, pois seu adestramento é fácil e ele convém a todos os tipos de caça, tanto na planície quanto na floresta ou no pântano. Estável e consciente, ele dispõe de faro muito refinado, que não deixa "passar" a caça e faz dele um bom perdigueiro. Seu bom caráter e sua bela pelagem lhe valem, muitas vezes, ser escolhido como cão de companhia. Esse cãointeligente e sociável é muito dedicado ao dono, que deve educá-lo com firmeza e lhe dar toda atenção que ele exige. Ele é também, próximo das crianças e se entende bem com toda a família e os amigos dela. Adapta-se àvida urbana, mas tem grande necessidade de gastar energia e caçar. Construído para o galope, o Setter Gordon é harmonioso e equilibrado. A cabeça, mais alta que larga, tem crânio ligeiramente arredondado, stop bem marcado e focinho longo, que ostenta a grossa e larga trufa preta, com narinas bem abertas.




Setter Inglês
Esportistas
Ardente, dotado de um bom faro, de excelentes reflexos e de um senso agudo da caça, o Setter Inglês tem grandes qualidades de perdigueiro. Energético e exuberante, ele é no entanto muito disciplinado. Como é muito sensível, amável e dócil, o Setter Inglês é também respeitado como animal de companhia, mas esse cão esportivo não suporta ser trancado e só pode viver na cidade se puder fazer muito exercício. A cabeça do Setter Inglês, comprida e seca, tem crânio oval, com o occipício marcado. O stop é bem nítido, o focinho bastante quadrado. Os olhos, brilhantes e sem tom de avelã-escuro, têm expressão inteligente e meiga. A trufa, de narinas largamente abertas, é preta ou marrom, de acordo com a cor da roupagem. As orelhas, de comprimento médio e implantadas baixo, pendem em dobras regulares contra as faces.




Setter Irlandês
Esportistas
O Setter Irlandês é um atleta de grande elegância, verdadeiro puro-sangue, que faz a perseguição galopando,de cabeça alta. Isso faz parte dele, antes de tudo, um caçador de planície, mas também fica a vontade no pântano. É um cão bastante sensível, afetuoso, expansivo e muito independente, cujo adestramento é menos fácil que o dos outros Setters. Essa característica também deve ser levada em conta, se ele for destinado a se tornar um cão de companhia. Se for adestrado firmemente e com doçura, jamais esquecerá a lição. Esse atleta pode viver na cidade se tiver oportunidade de se exercitar. Cão nobre, de porte esportivo, o Setter Irlandês tem crânio oval de occipício nítido e focinho de bom comprimento bastante quadrado na ponta. Os olhos, não muito grandes, avelã-escuros ou marrom-escuros, têm olhar meigo.




Shar Pei
Não Desportivos
O Shar Pei é um cão de caráter e deve ser adestrado com firmeza e muito cedo. É preciso também acostumá-lo a ser acariciado e manipulado por estranhos, além de colocá-lo em contato com outros cães. Bem adestrado, mostra-se obediente. Ele adora o dono, de quem exige toda a atenção. É também muito afetuoso com os membros da família e muito próximo das crianças, que ele toma instintivamente sob sua proteção. Esse companheiro original tem notável capacidade de adaptação. Vive bem em apartamento, com a condição de que possa se exercitar todo dia. Sábio e disciplinado, é excelente guardião. A cabeça estranha lembra um pouco a do hipopótamo. Os pequenos olhos são de cor escura, e as orelhas, em miniatura, caem bem aplicadas contra a cabeça. A língua é em geral um preto-azulado. O corpo, forte, é musculoso e elegante. São preferidos cães que não tem dobras cutâneas sob o corpo, exceto na cernelha e na base da cauda, onde elas são de importância mediana. As dobras da pele precisam de um cuidado particular, pois o Shar Pei é sensível a afecções cutâneas.




Shetland
Grupo Pastoreio
O Pastor de Shetland foi sem dúvida o primeiro cão utilizado na Europa para conduzir rebanhos, trabalho no qual ele é excelente. Apesar do seu tamanho modesto, esse pastor dinâmico é capaz de controlar bem os rebanhos. Atualmente o Pastor de Shetland exerce cada vez menos seu trabalho de origem, mas ele não perdeu nada de suas qualidades e brilha nos concursos de obediência e de agility. Esse belo cão foi adotado como cão de companhia. Seu temperamento alegre rapidamente o tornou muito popular. É um cão de natureza alegre e muito inteligente, fácil de adestrar. Por outro lado, é desconfiado com estranhos. É aconselhável levá-lo a passear na rua desde a mais tenra idade, a fim de que socialize. Cão doce, e sensível, o Pastor de Shetland não suporte gritos nem brutalidade. Ele gosta da vida em família e aceita bem a companhia de seus congêneres. Precisa de no mínimo duas boas saídas diárias. Incansável, ele corre com vontade ao lado do dono.




Shiba
Não Desportivos
É um cão fácil de adestrar, com a condição de que o dono se mostre paciente e firme, pois o Shiba é um tanto teimoso e independente. É de agradável convivência, discreto e bastante asseado. Muito alerta, esse excelente guardião, vigilante e seguro, late pouco. Ele se entende mal com seus congêneres e não hesita em atacar cães mais fortes que ele. Reservado e calmo, é no entanto muito apegado ao dono e se entende bem com crianças. Ele aprecia o conforto, o que não o impede de ser esportista. Ainda mantém seus instintos de caçador. A cabeça do Shiba é larga. O focinho, moderadamente espesso, vai se afinando. Ele é ornado pela larga trufa preta. As orelhas, triangulares, são mantidas bem eretas. Os olhos, relativamente pequenos e triangulares, são castanho-escuros. Um tanto pequeno,o Shiba tem silhueta bem postada e corpo robusto sobre membros sólidos.








Shikoku
Caçador entusiasta, esse cão japonês de sentido muito apurados é bastante apreciado em seu país. Energético, robusto e resistente, esse companheiro obedece sem problema, com a condição de que tenha um dono firme e justo. Musculoso e bem proporcionado, o Shikoku se move com uma andadura flexível e elegante. A testa é larga; o focinho, um tanto longo e cuneiforme; e os lábios (beiçada), apertados. Os pequenos olhos são marrom-escuros. De tamanho médio, o Shikoku ostenta sua bela cauda enrolada em foice. Os pelos são um tanto ásperos e retos,a capa interna é macia e apertada. A pelagem é gergelim, gergelim preto e gergelim vermelho.




Shih Tzu
Grupo Toy
Indiscutivelmente, o Shih Tzu tem presença: o portealtivo e a pelagem suntuosa o fazem ser notado. O Shih Tzu é um cão alerta, de grande curiosidade e muito ativo, que é preciso ser educado com suavidade mas sem lassidão. Apesar de mostrar certa independência de caráter, ele aprecia os donos e gosta também que estes se ocupem dele. Isso, aliás, é imperativo, ainda que seja somente por causa da pelagem, que exige cuidados diários. Muito gentil e alegre, divertido e dinâmico, sem agressividade e sempre pronto para receber carinho, oShih Tzu é muito sociável com seus congêneres e adora gatos. Definitivamente, esse animal é um perfeito cão de interior, de salão mesmo, sem que isso seja pejorativo. Aliás, isso não o impede de ser esportista. O Shih Tzu tem cabeça larga e arredondada, toda descabelada, com pelos sobre os olhos, formando barba e suíças. Em cima do nariz, o pelo cresce para o alto. O focinho é quadrado, curto e de boa largura. A trufa é preta ou marrom-escura.
Silky Terrier
Grupo Toy
É um Terrier de companhia por excelência, que se mostra alegre, curioso, afetuoso, sociável e de uma inteligência viva. Todavia é preciso adestrá-lo com rigor desde a mais tenra idade. O Silky Terrier mostra-se bastante sociável com seus congêneres. Ele manteve os instintos de caçador e continua sendo um temível predador de roedores. Ainda pouco difundido fora da Austrália, essa raça, que se adapta a qualquer condição de vida, é cada vez mais apreciada. A cabeça é de comprimento moderado, bastante larga entre as orelhas. Os olhos são pequenos, ovais, nunca redondos, e extremamente escuros. As orelhas, pequenas, em forma de "V" e implantadas no alto, são retas. O Silky Terrier parece compacto, não é muito baixo, tem ar requintado,é sólido e vivo.




Skye Terrier
Grupo de Terrier
Aparentemente, o Terrier da Ilha de Skye atual não perdeu nada das características de seus ancestrais. Ele ainda gosta de correr pelos bosques e arranhar toda e qualquer cova. Se seus olhos ficam escondidos por uma profusão de pelos, nem por isso alguma coisa lhe escapa, graças ao faro apurado. Exclusivista, exige de seu dono toda a atenção possível, mas este deve ser justo e autoritário. Esse cão não suporta ficar amarrado ou fechado e sua companhia é preferencialmente adequada a quem tenha um jardim ou a possibilidade de fazê-lo se exercitar diariamente. É um bom guardião da casa e desconfiado com estranhos. Baixinho sobre as patas, o Terrier da Ilha de Skye tem cabeça forte, olhos castanhos, trufa sempre preta e orelhas retas ou caídas, com belas franjas.




Sloughi
Grupo Hound
Orgulhoso e independente, o Sloughi é sem dúvida o mais inteligente dos Galgos. Ele é facilmente adestrável, com a condição de que isso seja feito com suavidade. Muito ligado ao dono, ele também é gentil com toda a família e aprecia o conforto da casa. Dócil com crianças, é reservado com estranhos. É um bom guardião, corajoso quando se sente ameaçado. Esse Galgo se adapta bem à vida urbana, com a condição de que possa passear na rua desde a mais tenra idade e de que possa correr e gastar energia o máximo possível. Esse caçador é capaz de suportar esforços. A cabeça do Sloughi é alongada, elegante e fina. O focinho, cuneiforme e alongado, é mais ou menos tão comprido quanto o crânio, que é chato e arredondado na parte posterior. O stop é extremamente leve. Os olhos, grandes e escuros, de um preto aveludado (ou topázio queimado nos Sloughis cor de areia), revelam olhares nostálgicos.




Soft Coated Wheaten Terrier
Grupo de Terrier
De estrutura semelhante à de um cão de pastoreio, o Soft Coated Wheaten Terrier parece capaz de cumprir as tarefas mais diversas: cão de guarda, cão boiadeiro, cão de caça. Energético e inteligente, esse excelente companheiro também é muito afetuoso, leal, brincalhão e suave. É desconfiado, mas sem agressividade em relação a estranhos. Independente e teimoso, ele precisa de adestramento firme. Pode viver em apartamento, mas precisa de muito exercício. Forte e vivo, esse Terrier tem cabeça de crânio achatado e trufa preta e bem desenvolvida. Os olhos cor de avelã-escuro e as pequenas orelhas mantidas para a frente. O pescoço é ligeiramente comprido. O peito é alto, e os quadris robustos e curtos. Os membros têm boa ossatura e são musculosos. Esse Terrier sólido e bem proporcionado não deve ser muito alto nem muito rente ao chão.




Spaniel Azul da Picardia
Bem estruturado para o trabalho esse cão atento e eficaz caça inteligentemente e atesta ter instinto. Muito à vontade nos pântanos, mostra-se bom caçador em todos os terrenos. Seu adestramento deve ser feito com calma, com afagos e recompensas, Esse cão se esforça para agradar ao dono, por quem mostra grande devoção. Afetuoso e suave, esse companheiro é particularmente apreciado por sua doçura com crianças. Ele se adapta à vida na cidade, com a condição de que possa fazer longas saídas diárias. A pelagem, de pelo achatado ou ligeiramente ondulado, é azulada e salpicada de manchas pretas.




Spaniel Bretão
Esportistas
Perfeito auxiliar do caçador, o Spaniel Bretão é o cão de aponte por excelência, excelente perdigueiro de caça de água, graças ao notável apuro de seu faro. Inteligente, ele é fácil de ser adestrado. Ardente e incansável, ele é eficaz em todos os terrenos e para todo tipo de caça. Caça tanto de frente como em batida. Esse Spaniel, que é combativo mas obediente, é particularmente apreciado por causa dessa versatilidade, que não exclui o brio e permite que ele revitalize com as melhores raças estrangeiras. Em compensação, seu pequeno tamanho lhe rende algum incômodo, o que se revela geralmente prático para o caçador. Tudo isso explica o lema escolhido pela associação da raça: "O máximo de qualidade para o mínimo de volume". Esse cão esportista adapta-se, no entanto, voluntariamente à vida em apartamento, quando se mostra um companheiro alegre e charmoso; mas, como todo cão de aponte, ele precisa gastar muita energia regularmente. Seu adestramento deve ser feito com suavidade, o que não lhe impede a firmeza.



Spaniel da Picardia
Esse caçador de faro notável é eficaz em qualquer terreno, mas é um especialista do pântano. Inteligente e obediente, tem aponte perfeito e caça bem galinhola e pato. É um caçador dócil e resistente. Dócil e sociável, o Spaniel da Picardia é também apreciado como cão de companhia. Esse cão exige a constante atenção do dono. Ele não é adequado para viver na cidade e suporta ainda menos viver em apartamento, porque tem grande necessidade de espaço e exercício. A pelagem, de pelo grosso, ondulada no corpo e fina na cabeça, é cor cinza-malhado com placas marrons. Manchas fogo ornamentam muitas vezes a cabeça e os membros.




Spaniel de Pont-Audemer
Esse cão excelente na caça ao pato, é metódico, de aponte firme e com grandes qualidades de Retriever e de cão de matagal. Afetuoso e apegado aos donos, esse guardião vigilante é também dócil com crianças. Ele é muito obediente e fácil de ser adestrado, se isso for feito com suavidade. Sociável, ele se entende com seus congêneres. Pelagem longa, sedosa e cacheada que se enquadra bem a face. A pelagem, pode ser marrom ou, de preferência, marrom e tweed salpicado (heather grey), com reflexos cor de folhas mortas.




Spaniel Francês
O Spaniel Francês é caçador ardente, metódico e perseverante. Apesar de não ter o brio de alguns corredores - alterna trote e galope -, ele trabalha sobre todos os terrenos, mesmo os mais difíceis. É um bom perdigueiro que não teme a água fria. Esse cão de aponte, polivalente e excepcional, tem um instinto de caça particularmente desenvolvido. É também companheiro tranquilo e dócil, mas sensível. Não suporta brutalidade e desespera-se quando falam duramente com ele. Atraente e doce com crianças, ele é muito apreciado em família. De grande sociabilidade, adapta-se a todos os estilos de vida. Fortemente ligado ao dono, esse cão suporta mal a solidão. Na cidade, precisa de saídas extremamente regulares. O pelo é comprido, flexível achatado, sedoso e bem guarnecido sobre o corpo, com algumas ondulações atrás do pescoço e acima do ponto de surgimento da cauda; ele é raso e fino na cabeça.



Spaniel Japonês
Grupo Toy
Alegre e um tanto turbulento, esse cão é brincalhão e de ares nobres é terno e muito atraente. O Chin é sensível e gosta da vida em família. É preciso educá-lo com doçura. Ele anda orgulhosamente, com passo leve, levantando bem alto as patas, o que lhe dá muitas vezes uma andadura digna e muito peculiar. Deve ser acostumado muito cedo a sair com a coleira. Os membros são franjados por longos pelos. A pelagem, muito abundante, é formada por pelo longo, ereto e sedoso. A face e a extremidade dos membros são, no entanto, cobertas por pelo bastante curto. A pelagem é branca e marcada de preto ou vermelho.




Spaniel Perdigueiro de Drenthe
Esse cão neerlandês se sente à vontade tanto na planície quanto em terreno pantanoso e caça todo tipo de animal de caça - principalmente perdizes. Cheio de qualidades, empertiga-se com facilidade. Apreciado pelo apuro do faro e pela firmeza do aponte, ele se revela excelente relator. Esse excelente cão de caça, muito afetuoso com o dono e com a família, mostra-se excelente guardião. É fácil adestrá-lo. A vida na cidade não lhe convém, pois ele precisa gastar muita energia para se desenvolver. De cor branca, a pelagem desse cão comporta manchas castanhas ou alaranjadas. Um manto (capa) é admitido pelo padrão.




Spaniel Tibetano
Não Desportivos
Reservado, ativo, alegre, o Spaniel Tibetano é um cão terno e afetuoso em família, de olhar muito expressivo. É independente e deve ser adestrado com doçura, se quiser que ele obedeça. Esse cão, que se mostra distante com estranhos, é um bom guardião pouco barulhento, que só late com discernimento. A pelagem é formada por pelo um tanto achatado, sedoso, de comprimento médio, e por uma capa fina e densa. O pelo forma uma verdadeira crina no pescoço e nos ombros, assim como franjas na face posterior dos membros. Todas as cores são admitidas.




Spinone Italiano
Esportistas
Sólido, rústico e vigoroso, o Spinone caça em todo tipo de terreno, mesmo nos pântanos. É excelente recolhedor, super-resistente à fadiga e joga-se com facilidade em espinheiros ou na água fria. Precisa de adestramento firme. Sociável e afetuoso, esse companheiro agradável e fiel vive de bom grado em família. Esse representante das raças de cão de aponte tem necessidade de muito exercício. O Spinone é próximo do Braco por sua estrutura, mas assemelha-se aos Grifos de aponte, e mesmo aos Grifos de corrida, pela aparência. A cabeça tem uma protuberância occipital pronunciada. Os olhos, grandes e bem abertos, são amarelo-escuros ou ocre, segundo a roupagem, e deixam transparecer um olhar extremamente doce. As mandíbulas, fortes, têm dentes sólidos. As orelhas, em triângulo e pendentes, são implantadas na linha dos olhos e ligeiramente de abano (ou "borboleta".




Spitz Finlandês
Não Desportivos
Outrora utilizado para caçar urso-polar e alce, o Spitz é atualmente muito apreciado como caçados de aves, especialmente o galo-de-charneca. Ele solta bem a voz. O adestramento desse cão deve ser feito com suavidade e firmeza. Franco e fiel, o Spitz Finlandês também é um guardião muito vigilante e barulhento, pois avisa o dono ao menor ruído. Em casa, esse encantador cão, pequeno e dourado é uma companhia agradável. Extremamente amigável no meio familiar, mostra-se em contrapartida bastante reservado com estranhos, que vigia de perto. Muito asseado, o Spitz Finlandês detesta se sujar e faz uma toalete meticulosa.




Spitz Italiano
Alegre, vivo e gentil, o Spitz Italiano é uma companhia muito agradável. Inteligente e obediente, é facilmente adestrável, com a condição de que seu dono seja suave e firme. Desconfiado e supervigilante, avisa o dono ao menor ruído. Único inconveniente: é bastante barulhento. É bastante afetuoso e adora brincar com crianças. Apaixonadamente ligado aos donos e à casa, esse cão sensível suporta mal as perturbações, que podem deixá-lo excessivamente nervoso. O Spitz tem crânio pouco mais longo que o focinho. As orelhas, curtas e triangulares, são eretas e próximas uma da outra. Os olhos, de tamanho normal, são bem abertos. Muito compacto, o corpo se inscreve em um quadrado. O dorso é reto; o peito desce até os jarretes; e a cauda, implantada no prolongamento da garupa, é mantida permanentemente enrolada sobre o dono.




Spitz Japonês
Alegre, muito alerta, audacioso e inteligente, esse cão de companhia suscita grande simpatia e mostra-se afetuoso com os donos. Ele precisa ser educado precocemente, com suavidade e firmeza, para evitar sobretudo que se torne barulhento demais. Na verdade, é um grande cão de guarda, extremamente desconfiado com estranhos. Robusto e flexível, esse cão tem o focinho pontudo dos Spitz. As orelhas são bem eretas e pontudas. Os olhos, bem grandes e escuros, são um tanto oblíquos. O Spitz Japonês tem rica pelagem de pelo longo, abundante, batido e separado, duplicado por uma capa interna curta, macia e bem cheia. A cauda, medianamente longa e implantada no alto, enrolada sobre os quadris, tem pelos compridos. O peitilho é magnífico. A cor é de um branco puro.




Springer Spaniel
Esportistas
Ativo e cheio de energia, o Springer Spaniel é rápido e resistente. Não teme intempéries. Com a cauda sempre em movimento, ele faz suas buscas com inteligência e trabalha no campo, no bosque e no pântano com a mesma alegria. Em todas as situações ele mostra suas notáveis qualidades de levantador de caça, mas também de excelente recolhedor. Seu nome, que vem da expressão inglesa to spring, "pular", pode também fazer referência a sua arte de fazer a caça saltar ou levantar vôo. Seu bom temperamento, seu relacionamento com o lar e o dono fazem dele uma deliciosa companhia, de sucesso tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Precisa ser adestrado desde a mais tenra idade, com suavidade, paciência e autoridade. Dessa forma, ele se mostrará mais flexível e obediente.




Stabyhoun
Esportistas
Inteligente, o Stabyhoun é bom caçador, calmo e vigilante, de aponte firme. Ele também revela ser uma companhia dócil, fiel e agradável, excelente amigo de toda a família, tanto de adultos quanto de crianças. Calmo e obediente, é fácil de adestrar, com a condição de que não sejam bruscos com ele. É vigilante, mas nunca agressivo. Mais comprido que alto, o Stabyhoun, que se inscreve em um retângulo, tem cabeça seca, de crânio ligeiramente bombeado e com focinho forte. Os olhos, arredondados e de tamanho médio, são mais ou menos marrons, dependendo da cor da pelagem, assim com a trufa, preta ou marrom.




Staffordshire Bull Terrier
Grupo de Terrier
O Bull Terrier de Staffordshire é inteligente e afetuoso. Independente e teimoso, ele precisa ser educado com firmeza. Em uma relação estreitamente estabelecida, ele se revela um cão obediente e seguro, extremamente agradável. É um cão de companhia apreciado por sua paciência com crianças. As fêmeas são particularmente dóceis. Fazê-lo viver em um apartamento não é recomendado, pois ele tem necessidade de muito espaço e de exercício.




Sussex Spaniel
Esportistas
Energético e vivo, o Sussex Spaniel desloca-se com uma oscilação pronunciada característica e tem a particularidade de "soltar a voz". Rústico e tenaz, dotado de muito faro, ele procura a caça sem pressa. Seu adestramento deve ser feito com suavidade. É um cão de companhia afetuoso e de fácil convivência. Ele precisa de espaço e de exercício. O crânio do Sussex Spaniel é largo e moderadamente bombeado entre as orelhas. O stop é pronunciado. A trufa, larga e de narinas bem abertas, é cor de fígado. Tem mandíbulas fortes com perfeita mordedura em tesoura. Os olhos, cor de avelã, são bem grandes. As orelhas, pendentes e espessas, em forma de lóbulo, são coladas contra a cabeça. O pescoço, forte e levemente arqueado, ostenta um colar. Os anteriores são bem curtos. O peito é profundo e musculoso. A cauda, implantada baixo e ligeiramente franjada, não deve ser mantida abaixo do dorso. A pelagem, composta de pelo abundante e assentado, que é duplicado por uma capa interna bastante densa, e de cor marrom-dourado.



