Papillon
Grupo Toy
Vivo, alegre, afetuoso e muito sensível, o Spaniel Anão Continental é um companheiro divertido, muito limpo e dono de saúde robusta. Muito apegado aos donos, ele gosta de receber carinho. Quando necessário, sabe ser um bom cão caçador de ratos e coelhos. Equilibrado e obediente, é fácil de ser adestrado, com a condição de que o dono faça isso com suavidade. Esse pequeno cão de companhia por excelência é também bom guardião. A pelagem, sem capa, é abundante, brilhante, ondulada (mas sem cachos), com o pelo implantado achatado e bastante fino. Este curto na face, no focinho, na frente dos membros e debaixo do jarrete, e de comprimento médio no corpo. O pelo forma um colar ao redor do pescoço, um culote atrás das coxas e franjas nas orelhas. Todas as cores de pelagem sobre fundo branco são admitidas, mas este deve dominar no corpo e nos membros.




Pastor Alemão
Grupo Pastoreio
Esse cão é corajoso, inteligente, submisso e fiel ao dono. Sempre em alerta, ela o defende furiosamente ao menorsinal de perigo. Sua morfologia de trotador lhe permite grande mobilidade e facilita os esforços prolongados. Dotado de excelente faro, passou a ser mestre na arte do rastreamento, tanto para localizar um bandido ou uma criança perdida como para descobrir alguns miligrama de drogas no fundo de uma sacola. Sua reputação como cão de polícia se consolidou indiscutivelmente. Infelizmente o Pastor Alemão herdou uma imagem de raça agressiva, apesar de ser tão brilhante no papel pacífico de salvador, na montanha. Pode-se, sem nenhum problema, confiar a ele a guarda de todo rebanho. O Pastor Alemão deve ser esperto, ter temperamento firme e equilibrado. Ele precisa de um dono capaz de fazê-lo obedecer. De modo geral seu adestramento é fácil.




Pastor Australiano | Australian Shepherd
Grupo Pastoreio
Esse cão de inteligência viva tem forte instinto para conduzir o rebanho. Cheio de energia, o Pastor australiano pode trabalhar o dia todo. Raramente se mostra briguento. De temperamento equilibrado, esse excelente companheiro é muito afetuoso e inteiramente devotado aos donos. Ele é reservado com estranhos.




Pequeno Cão Holandês de Caça
Esportistas
O Pequeno Cão Holandês de Caça é inteligente , atento, fácil de adestrar, alerta e um tanto incômodo. Dotado de um faro apurado, é bom perdigueiro de água, caça que ele faz com entusiasmo. Resistente, suporta muito bem o frio e a umidade, Seu pequeno tamanho lhe permite entrar em todos os lugares. Em família, é apreciado por sua alegria, meiguice e sociabilidade. Pode viver na cidade, com a condição de que lhe seja permitido correr diariamente. A pelagem apresenta riscas nitidamente desenhadas, de cor vermelho-alaranjada, dominante sobre fundo branco.




Pequeno Cão Leão
Não Desportivos
Inteligente, muito afetuoso, gentil e alegre, muito alerta, o Pequeno Cão Leão é fácil de ser adestrado, pois fica atento às ordens. Seu adestramento exige doçura. É um animal de companhia agradável, calmo, discreto, se assim exigir dele, e à vontade em todas as circunstâncias. Vigilante, adverte ao menor ruído. Com os congêneres, não tem medo de nada e procura sempre dominar. O Pequeno Cão Leão precisa sair regularmente e dar passeios suficientemente longos. O Pequeno Cão Leão tem cabeça curta, de crânio bastante largo. Os olhos, grandes, redondos e muito escuros, têm expressão inteligente. As orelhas, guarnecidas de franja, caem ao longo das faces. A cauda, de comprimento médio, é mantida graciosamente encurvada sobre o dorso, sem tocá-lo. O pelo é longo, ondulado, denso e sedoso. Todas as cores e combinações de cores de pelagem são admitidas.




Pequeno Galgo Italiano
Grupo Toy
Ágil, inteligente e muito afetuoso, por vezes reservado, esse cão de raça é frequentemente tido como um animal frágil, o que não corresponde à realidade, já que é um esportista ideal para a corrida. Muito fiel, vivo e alegre com o dono, é distante com estranhos. Ele deve ser adestrado com suavidade e firmeza, quando, então, se mostra mais dócil. É um companheiro meigo e agradável, calmo em casa, que procura o conforto. Na cidade, é preciso levá-lo para passear, para que não fique muito medroso. O Pequeno Galgo Italiano tem peito estreito e profundo, dorso reto e bem perfilado e membros elegantes e musculosos, em perfeita harmonia com o corpo. A pele é fina. A pelagem, de pelo curto e fino, pode ser preta, cinza, cinza-ardósia ou amarela em todas as nuances possíveis. Uma leve presença de branco no peito e nas patas é tolerada.




Pequinês
Grupo Toy
Esse cão de luxo por excelência é muito temperamental e é necessário entendê-lo bem. Ele deve ser adestrado a partir do desmame com firmeza e doçura, pois do contrário corre-se o risco de ele se mostrar indisciplinado. Nem receoso nem agressivo, o Pequinês é inteligente e independente. Se ele conservou de seu ilustre passado o gosto pelo conforto, precisa, todavia, sair a passeio no mínimo duasvezes por dia. Esse pequeno cão devota ao dono extrema fidelidade e mostra-se distante com estranhos. É um bom guardião, pequeno mas corajoso. O Pequinês fará a felicidade daqueles que apreciam um cão de caráter marcado. O Pequinês tem cabeça maciça, de crânio largo e achatado entre as orelhas, caracterizada pelo focinho muito curto e largo. A pelagem de pelo longo e reto, um tanto áspero, é duplicada por uma capa interna espessa e mais macia. Ela forma um colar ao redor do pescoço e franjas muito densas ao longo dos membros, assim como na cauda.




Pinscher Alemão
Grupo de Trabalho
Vigilante e corajoso, o Pinscher Alemão é bom guardião, de audição muito apurada, e nunca late sem razão. Inteligente, cheio de segurança e equilibrado, ele é fácil de ser adestrado. Jovial e vivo, é muito apegado à família e seu bom caráter faz dele um agradável companheiro de brincadeira para crianças. Graças a sua faculdade de adaptação, esse cão rústico pode viver em meio urbano. No entanto, esse excelente atleta, que só pede para mostrar seus talentos, precisa de muito exercício todo dia.




Pinscher Austríaco
Energético e agressivo com discernimento, esse notável guardião dá provas de vigilância que nunca deixa de surpreender. De temperamento bastante flexível, o Pinscher Austríaco é fácil de ser adestrado e quase não exige cuidados. Pouco incômodo e elegante, esse cão é bom companheiro. Ele não se entende muito bem com seus congêneres, que não hesita em morder. É um esportista adequado para viver no campo ou, no mínimo, em um grande jardim, onde seu instinto de Terrier pode, todavia, levá-lo a cavar buracos. O Pinscher Austríaco, de tamanho médio, tem grandes olhos e pequenas orelhas em "V", semicaídas ou eretas. A cauda é mantida enrolada, muitas vezes sobre o dorso. O pelo é curto e reto, com uma capa. A pelagem é de tom amarelo, fulvo, castanho-amarelado, roxo, preto ou castanho, mas também pode ser malhada. Muitas vezes ela é bastante marcada de branco no peito, assim como na ponta dos membros, e apresenta uma listra no focinho.




Pinscher Miniatura
Grupo Toy
Se o pequeno tamanho faz dele um cão ideal para apartamento, o Pinscher Miniatura tem sobretudo grandes qualidades de guardião e de caçador de ratos e camundongos. Sempre alerta, ele adverte os donos ao menor ruído suspeito, sem, todavia, atrapalhar muito os vizinhos com latidos intempestivos. É um cão alegre e engraçado, sempre em movimento e de uma limpeza próxima da de um gato. Sua inteligência viva só se iguala ao seu temperamento ardente. Devotado, fiel e afetuoso, tem verdadeiramente tudo para agradar. No entanto, o Pinscher Miniatura não é só um cão submisso. É preciso educá-lo com muita firmeza e discernimento. Ele não suporta brutalidade nem reprimendas e exige muita atenção. Apesar de se adaptar bem à vida em apartamento, o Pinscher Miniatura precisa relaxar ao ar livre, do contrário o que o aguarda é um nervosismo excessivo.




Pointer
Esortistas
Esse cão harmonioso, elegante, muito rápido e impetuoso destina-se principalmente à caça em áreas abertas. Ele tem duas grandes faculdades: o faro, de um apuro sem igual, e a grande rapidez de ação. É na planície que ele pode expressar todas as suas qualidades e onde se mostra verdadeiramente como um puro-sangue. Ele caça galopando, com o nariz elevado. Tem um aponte espetacular, dito "cataléptico", e persegue a caça de pelo e a de pena (as aves de caça). Mas adapta-se a todos os terrenos, mesmo nos pântanos. Contudo, mal protegido por seu pelo muito curto, é particularmente sensível ao frio e à umidade. Vocacionado por natureza para a caça, ergue-se rapidamente (tem boa propulsão). Naturalmente afetuoso, é um bom companheiro. Muito agitado e ativo, suporta mal a vida em apartamento. É imperativo deixá-lo gastar as energias regularmente. O Pointer pode, ocasionalmente, fazer o papel de cão de guarda.




Poitevin
Notáveis caçadores de lobos no século XIX, os Poitevins são atualmente excelentes na perseguição de lebres, de cervos e de cabritos-monteses. Elegantes, leves, e distintos, são dotados de excelente faro. Muito ativos e de inteligência particularmente viva, eles têm voz potente e são capazes de perseguir a presa umdia inteiro, sem cansaço excessivo. Fora dos períodos de caça, o Poitevin deve efetuar longas caminhadas para manter a forma. Não suportando a solidão, ele só relaxa no meio de uma matilha. Os membros, secos e fortes, assim como o dorso e os quadris musculosos, dão a impressão ao mesmo tempo de força e de leveza. A pelagem, composta de pelo curto e brilhante, é em geral tricolor (branco e laranja com um manto preto) e algumas vezes bicolor (branco e laranja).




Poodle
Grupo Toy
Brincalhão, afetuoso, sociável e muito inteligente (segunda raça mais inteligente no mundo). O Poodle, que tem excelente memória, é fácil de ser adestrado, o que o levou em especial aos picadeiros circenses. Ele é utilizado também como cão-guia para cegos e excelente trufeiro. De suas origens ele guardou o gosto apaixonado por banhos. O Poodle é ligado ao dono e à família e é de uma fidelidade infalível. Deve ser adestrado com firmeza. É um companheiro esperto, esportivo, que gosta de brincar e resiste bem ao cansaço. Adapta-se facilmente a todos os ambientes, em particular à vida na cidade. Distinguem-se duas variedades de Poodle, de acordo com a pelagem: o de pelo encaracolado tem pelagem espessa, lanosa, bem densa, elástica, de textura fina, resistente sob a pressão da mão, de comprimento uniforme, formando cachos iguais; e o Poodle de pelo em forma de corda, mais raro, de pelagem abundante, lanosa, com textura forte e apertada formando cordinhas de no mínimo 20 cm de comprimento.




Pudelpointer
Adaptado à caça em todos os terrenos, o Pudelpointer herdou do Pointer o faro sutil, o ímpeto e a andadura viva, e do Poodle a astúcia, o instinto de perdigueiro e o amor pela água. É excelente cão de caça, energético e entusiasta. Não é medroso nem agressivo e tem bom caráter. Um adestramento firme se faz necessário. Ele precisa de muito espaço e de exercícios. Os olhos, grandes e arredondados, de tom amarelo ou amarelo-acastanhado, têm uma expressão alerta. A pelagem tem pelo semilongo, duro, áspero, apertado e arrepiado. A roupagem é preta, castanha ou cor de folhas mortas, que vai até o trigo. Nenhuma mancha branca ou malhada é admitida.




Pug
Grupo Toy
Sensível e terno, o Pug é um companheiro particularmente apegado, fiel a toda a família e dotado deboa natureza. Ele tem em geral humor estável e pode ser bastante encantador. Fácil de adestrar, ele precisa todavia aprender a respeitar as proibições desde a mais tenra idade. Muito sociável, ele gosta de dormir com seus congêneres. Quando respira, esse cão faz um barulho particular, que tem alguma coisa de grunhido e ronco ao mesmo tempo. Durante o sono, ele tende a roncar bastante ruidosamente. Muito apegado aos donos, os Pugs se mostram reservados ao extremo com estranhos. O Pug, que não e grande esportista, acostuma-se muito bem à vida em apartamento, com a condição de poder dar alguns saltos todos os dias. O Pug, cuja forma se inscreve francamente em um quadrado, tem cabeça larga, maciça e redonda, de focinho curto e quadrado. Grandes rugas profundassulcam sua face e dão-lhe uma expressão singular.




Puli
Grupo Pastoreio
De tamanho modesto, o Puli é um companheiro muito fiel,mas que guardou um sólido sentido de independência. Ele é inteligente, alegre, afetuoso e muito próximo do dono, e desconfiado com estranhos. Ele se mostra muito agradável com crianças. Esse cão rústico, acostumado a viver ao ar livre, tanto no inverno como no verão, adaptou-se muito rapidamente à vida na cidade, o que permitiu que fosse largamente adotado fora do seu país de origem. Ele é feliz em todos os lugares, desde que esteja com o dono. É um animal de companhia agradável mas barulhento, que precisa gastar suas energias regularmente. Seu adestramento deve ser feito com doçura e muito cedo. A cabeça desaparece debaixo dos pelos. Somente a pequena trufa preta é bem visível. A pelagem é constituída de pelo de cobertura bastante grosseiro e de uma capa mais fina. A pelagem procurada é a de pelo formado por flocos e trancinhas. As trancinhas mais longas no corpo e nas coxas alcançam 20 a 30 cm.




Pumi
Esse cão de pastoreio incansável, impetuoso e vivo, sempre faz um trabalho perfeito. O Pumi é muito afetuoso com o dono, mas desconfiado com estranhos. É um notável guardião, muito atento ao menor ruído, mas que late muito. Esse pastor se mostra também excelente caçador, até mesmo de ratos. Sua extraordinária vivacidade atrai sempre a atenção para si. Como está sempre em movimento, esse cão não é adequado para viver fechado em um apartamento. Todavia ele é dócil e seu adestramento é fácil. Os olhos, castanho-escuros, têm olhar inteligente e alerta. O corpo é fino, musculoso e harmonioso. O pelo ondulado e encaracolado, nunca é liso. O pelo de cobertura é forte e duro. A capa, macia. A pelagem muitas vezes é de uma nuance de cinza, mas também pode ser preta, branca ou fulva, de preferência com manchas pretas ou cinza e uma máscara.



