Nizinny
Grupo Pastoreio
Apelidado de "Pon", esse pequeno pastor, primo do Bobtail e do Collie Barbudo, é reputado por sua memória excepcional, que facilita o trabalho de pastoreio, e por sua obediência. Condutor de rebanhos há muitos séculos, o Pastor Polonês da Planície tem as típicas qualidades do perfeito pastor: Sentido de observação muito desenvolvido e a arte de se adaptar às situações, tomando iniciativa. É um animal rústico, muito resistente. Atualmente esse pequeno "ursinho" é um cão de companhia apreciado. Ele tem personalidade forte e mostra-se próximo dos donos. Com temperamento dominante, precisa ser adestrado bem cedo e com firmeza, para se mostrar em seguida muito obediente. O Pastor Polonês da Planície é resistente. Muito desconfiado com estranhos, esse eficaz guardião se adapta bem à vida na cidade, com a condição de que possa fazer muito exercício.




Norfolk Terrier
Grupo de Terrier
O Norfolk Terrier não é mais um caçador, mas guardou dos ancestrais a vitalidade e a coragem. Afetuoso, e equilibrado, ele pode ser excelente companheiro, que se entende bem com seus congêneres. É fácil de ser adestrado, mas precisa que se chame constantemente sua atenção, ralhando-se com ele. É um cão que se mostra exclusivista com seu dono, mas que gosta muito de crianças e de brincadeiras. A cabeça de crânio largo, tem focinho forte. As orelhas, caídas, são mantidas contra as faces, o que diferencia esse cão do Norwich Terrier, cujas orelhas são eretas. Os olhos, marrom-escuros ou pretos, são muito vivos. O corpo, bastante curto e compacto é bem equilibrado em cimados membros, igualmente curtos, sólidos e vigorosos. A cauda, de comprimento moderado, é mantida orgulhosamente. A pelagem é constituída de pelo teso, apertado e reto, em "fim de arame", assentado sobre todo o corpo. Ele é mais comprido e desgrenhado no pescoço e nos ombros.




Norwich Terrier
Grupo de Terrier
De vitalidade excepcional, o Norwich Terrier, robusto e de caráter bem temperado, precisa de adestramento firme. Ele é alegre, impetuoso e de grande fidelidade aos donos. Nem agitado nem briguento, relaciona-se facilmente comcrianças. Esse pequeno Terrier, compacto e sólido, possui focinho forte "de raposa", de mandíbulas nítidas, armadas de dentes sólidos, em tesoura. Os olhos, pequenos e ovalados, são escuros e brilhantes e lhe dão um olhar vivo. A pelagem é feita de pelo teso, duro e reto, em "fio de arame", assentado contra o corpo. A cor da roupagem varia e pode ter todas as nuances de vermelho, de trigo, de preto e fogo, ou de grisalho. As manchas ou marcas brancas não são desejadas.



