top of page
Bassê Hound | Basset Hound

Grupo Hound

 

O Bassê Hound caça com o nariz. Sua voz é profunda e melodiosa. Capaz de grande resistência ao caçar, esse bom sabujo tenaz persegue principalmente lebre, cabrito-montês, coelho e javali. Teimoso, ele deve ser adestrado com autoridade. Esse cão se adapta muito bem à vida familiar, mas, em razão de seu instinto gregário muito desenvolvido, não pode ficar sozinho em um apartamento. Por isso, precisa de companhia e de longos passeios diários. É um companheiro afetuoso e doce, muito gentil com crianças. Nunca se mostra agressivo nem receoso.

Beagle

Grupo Hound

 

Cães energéticos, determinados e capazes, de grande velocidade, os Beagles são excelentes auxiliares na caça da lebre, na caça a tiro do cabrito-montês, do javali e da raposa. Como os latidos melodiosos de uma matilha de Beagles são a impressão de um coral, os ingleses os apelidaram de "Singing Beagles". Esses caçadores de faro sutil são também companheiros encantadores, muito doces com crianças. Alegres, agradáveis e espertos, em geral não mostram agressividade nem reserva. O Beagle, que aceita bem ordens em geral, deve ser adestrado muito cedo. Na cidade esse cão esperto deve poder se exercitar no mínimo duas vezes por dia. A pelagem, de pelo curto e denso, é de toda cor reconhecida para os sabujos, exceto a cor de fígado. A ponta da cauda é branca

Beagle Harrier

Grupo Hound

 

Maior e mais rápido que o Beagle, seu ancestral, esse é um cão excelente para a caça a cavalo de pequena vénerie (cabrito-montês, raposa, lebre) e para a caça ao veado. Tão corajoso quanto esperto e cheio de ardor, ele é dotado de um faro excepcional e cerca bem a caça. Franco e afetuoso, também é apreciado como animal de companhia. Na cidade, esse cão precisa de exercícios no mínimo duas vezes por dia.

Bearded Collie | Collie Barbudo

Grupo Pastoreio

 

Batizado afetuosamente de Beardy, o Collie Barbudo adquiriu o sentido da iniciativa, da orientação e do perigo nos campos escoceses, onde ele guardava sozinho grandes rebanhos de carneiros. Possui também sólido instinto de cão de guarda, que exercita com muito discernimento. Hoje esse pastor trocou os pastos e campos pela vida de família, à qual se adaptou perfeitamente. Muito equilibrado, razoavelmente calmo - mas com alguns momentos de alegre excitação - e um tanto ruidoso, esse cão é de fácil convivência, sobretudo se lhe oferecemos o exercício cotidiano de que precisa. Esse terno sedutor transborda de afeto. Ele adora crianças, que desenvolvem muitas vezes excelentes relações com esse "Ursinho de pelúcia" alegre, malicioso e principalmente curioso. Sociável, coabita de bom grado com outros cães e gatos. Sensível e inteligente, deve ser treinado com seriedade, mas sem sobressaltos. Ele se adapta a todas as condições de vida.

Bedlington

Grupo de Terrier

 

Gracioso, resistente, flexível e musculoso, esse cão se move com grande velocidade. Por isso ele foi durante muito tempo auxiliar de caçadores clandestinos. Temível caçador de ratos, ele persegue também a pequena caça. Atualmente se transformou em animal de companhia. De aparência reservada, um tanto tristonha, o Bedlington é na realidade um cão alegre e inteligente, assim como excelente guarda; ele só late com discernimento. Tem bom temperamento e é afetuoso. Ele gosta da vida em família. Na cidade, precisa de longos passeios e de exercícios. Rápido e ligeiro, ele tem sucesso no agility.

Bichon Frisé

 Não Desportivos

 

Alegre, brincalhão e esperto, o Bichon Frisé também é bastante meigo. De humor estável, adapta-se muito bem à vida em família e aprecia a companhia de crianças, com as quais brinca de bom grado. Esse pequeno cão manteve gosto pronunciado pelo campo, mas também se adapta bem à vida em apartamentos. Seu pelo necessita de muitos cuidados. Na cidade, é aconselhável levá-lo para passear várias vezes ao dia. Sem ser um cão de guarda, ele alerta no momento adequado.

Bichon Havanês

 Grupo Toy

 

Parente próximo dos outros Bichons, o Havanês mostra as mesmas qualidades. Afetuoso, alegre, amável e um tanto ou quanto palhaço, esse cão é um animal de companhia com o qual é muito fácil conviver e que pode brincar com crianças durante horas. Muito esperto, é também bom guardião, que alerta ao menor perigo. Adapta-se tão bem à vida na cidade quanto no campo.

Bichon Maltês

 Grupo Toy

 

Muito esperto, engraçado, provocante e terno, esse cão, de temperamento vivo, é um companheiro cheio de charme e de doçura. Ele é muito apegado ao dono. Sob o seu aspecto precioso, é robusto e incansável. Esse cão, dócil por natureza, pode ser facilmente adestrado. A pelagem luxuosa precisa de escovação diárias. O Maltês, que alerto ao menor ruído suspeito, é também muito apreciado como guardião.

Bobtail

 Grupo Pastoreio

 

Seu porte de urso simpático, sua bela pelagem, seu bom temperamento e possivelmente a voz quebrada, muito particular, valeram-lhe um sucesso excepcionalmente fulgurante em vários países, que o tornaram um agradável companheiro da família. Hoje são raros os Bobtails que ainda vigiam rebanhos. Equilibrado, inteligente e dócil, o Bobtail pode ser bem adestrado, com a condição de que o dono dê prova de firmeza e recorra a recompensa no lugar da punição. Embora seu extraordinário tosão (pelagem de ovelha) o tenha destinado à vida ao ar livre, o Bobtail se adapta totalmente à vida na cidade e em apartamentos, com a condição de que tenha a presença constante do dono. Ele se torna, então, terno, fiel e afetuoso, às vezes em excesso. Não é medroso e nem agressivo.

Boiadeiro Bernês

 Grupo de Trabalho

 

O Boiadeiro Bernês permaneceu como um cão de talentos múltiplos. Excelente guia de grande rebanho nas médias montanhas, ele resiste às condições climáticas por vezes muito rudes, daquele ambiente. Desde sempre cão de guarda, ele anuncia a chegada de visitar por latidos medidos e dispersa a aproximação com seu porte impressionante. Não é mais utilizado como cão de carruagem, tarefa que desenvolveu durante décadas, com um comprometimento e uma regularidade exemplares. Todas a utilizações exigem da raça boa aptidão ao adestramento. Isso deve ser feito com firmeza, mas sem nenhuma brutalidade. A paciência e as marcas de afeto são muito mais eficazes. Cada vez mais apreciado como companheiro da família, esse boiadeiro seduz, pois como bom guardião ele continua sendo amável e fácil de ser abordado, mesmo por crianças, com as quais se mostra muito paciente. Um bom adestramento, iniciado em tenra idade, fará dele um excelente cão de companhia. Mas ele precisa de espaço e não deve, em hipótese nenhuma, viver fechado dentro de um apartamento, já que a solidão lhe é insuportável.

Border Collie

 Grupo Pastoreio

 

Ele tem "o eye", o olho, dizem os criadores. O Border Collie dá de fato a impressão de utilizar a força de seu olhar para hipnotizar ovinos e bovinos, dos quais ele se aproxima rastejando como um cão de caça. Trabalhando a distância, prevê as reações do rebanho em todas as situações em todas as situações e sabe enfrentá-las. Seu excepcional faro lhe permite agir sem problema dentro de mais espessa neblina. Na França, onde os rebanhos são confinados, o papel desse cão consiste em separar as ovelhas dos carneiros ou em mudar os animais de pasto. Ele participa com brio do concurso de trabalho. Inteligente e muito atento, o Border é particularmente receptivo ao adestramento. Todavia é preciso aducá-lo com doçura. Do contrário esse cão, extremamente sensível, se tornará agitado e receoso. É um cão naturalmente submisso, equilibrado e voluntarioso. Muito devotado ao dono, mostra-se reservado com estranhos, mas não é agressivo.

Border Terrier

 Grupo de Terrier

 

Esse Terrier de temperamento bem afirmado precisa que sua independência seja respeitada. Muito expressivo, ele dá por vezes a impressão de estar sorrindo. Audacioso e irrequieto, já foi um caçador corajoso e eficaz. Atualmente ele é bastante apreciado como cão de companhia. O Border Terrier pode aprender a obedecer, mas não é sempre que responde de imediato às ordens. Ele não suporta a brutalidade, e se o repreenderem pode "resmungar" durante muito tempo. Muito sociável, esse Terrier gosta de brincar com crianças. É pouco barulhento, mas alguns se expressam emitindo um tipo de "jodl" tirolês.

  
Boston Terrier

 Não Desportivos

 

Pacífico, apesar de suas origens, esse antigo combatente, muito ativo, tornou-se um animal de companhia muito apreciado. Notadamente, ele recebeu sangue do Buldogue Francês, com o qual se parece, e isso contribui para lhe dar o temperamento equilibrado e essa gentileza que fizeram seu sucesso, sobretudo nos Estados Unidos, onde é chamado "American Gentleman". Mas esse pequeno cão precisa de um adestramento firme. Ele se adapta bem à vida em apartamentos, com a condição de poder gastar cotidianamente sua energia. Seu temperamento excepcional e a inteligência notável fazem do Boston Terrier um companheiro incomparável, muito ligado ao dono, paciente e meigo com crianças.

  
Boxer

 Grupo de Trabalho

 

O Boxer deve ter músculos sólidos e ser equilibrado. Muito afetuoso com o dono e os seus, ele desconfia de estranhos. O adestramento pode produzir bons resultados com esse cão inteligente, que precisa ser adestrado cedo, sem brutalidade mas com firmeza. A aprendizagem deve ser acompanhada de recompensas regulares. De fato, o Boxer, que é por natureza muito brincalhão, alegre e amigável, revela-se também entusiasmado e um tanto desobediente. Seu temperamento exuberante se acalma com a idade. Para evitar incômodos, é preferível que o dono lhe ensine bons hábitos desde cedo. Esse cão se adapta à vida em apartamento, mas precisa de muito exercício. Impetuoso e dinâmico, ele só pode ser deixado em lugares onde não corra riscos de se acidentar. A grande sociabilidade do Boxer, suas qualidades de guardião e principalmente o afeto sem limites que ele tem por crianças explicam sua popularidade.

  
Braco Alemão de Pelo Duro

 Esportistas

 

Resultado de uma mistura acertada de raças (Braco Alemão, Poodle, Pointer, Grifo de aponte, Airedale), o Braco Alemão de Pelo Duro herdou de seus ancestrais talentos surpreendentes. De fato, ele é ao mesmo tempo um cão de aponte, rastreador e uivador. Dotado de faro muito apurado e de um aponte firme, ele é rústico, resistente, corajoso, energético, esperto e rápido. Caça todos os tipos de caça em qualquer terreno, mas revela-se particularmente dotado nas florestas e nos pântanos. Inteligente e obediente, mas também cheio de disposição, ele é um companheiro agradável, dócil e fiel. Dotado de temperamento firme, esse cão, muitas vezes teimoso e dominante para com seus congêneres, precisa de adestramento firme e flexível. Ele pode viver na cidade, com a condição de que possa fazer longos passeios diários e ter atividades físicas intensas nos fins de semana.

    
Braco Dinamarquês

 

 

O Braco Dinamarquês é um caçador tenaz, corajoso, robusto e resistente, apreciado no seu país de origem. É um cão obediente, fácil de ser adestrado e bom companheiro, dócil e afetuoso. A cabeça um tanto curta, com trufa cor de fígado e focinho largo. Os lábios (beiçada), um tanto caídos, escondem dentes em tesoura. Os olhos são de cor avelã-claro ou avelã-escuro. As longas orelhas são arredondadas na ponta. O pescoço, musculoso, comporta traços de barbela. A pelagem, de pelo denso, curto e apertado, é branca com manchas cor de fígado razoavelmente escura.

    
Buldogue Campeiro

 

 

Destaca-se pela fidelidade ao dono, facilidade de adaptação e principalmente pela afetuosidade com crianças. Sua rusticidade e coragem o tornam ótimo guardião. Pelo seu amor às pessoas de sua convivência, pode ser um pouco ciumento. Desconfiado com estranhos, tranquilo, não é conhecido por latir sem necessidade. Necessita de algum exercício diário, se não utilizado diretamente na lida com gado ou outro tipo de trabalho, aliás a lida rural é uma função em que tem excelente destaque.

    
Buldogue Francês

 Não Desportivos

 

Corajoso e teimoso, o Buldogue Francês também é ativo, inteligente e afetuoso - às vezes demais. Ele adora o dono e seu ar rabugento esconde grande sensibilidade. Ele se mostra sociável e doce com crianças. Cão de companhia por vocação, ele é também bom guardião. É muito brincalhão, como atesta seu olhar malicioso. O Buldogue Francês gosta do campo, mas adapta-se bem à vida em apartamentos, onde é calmo e ocupa pouco espaço. Ele não gosta de modo nenhum de ficar sozinho. Esse cão adora passeios, mas é preciso evitar que ele faça esforços violentos. A pelagem é composta por pelo curto, apertado, brilhante e macio. Ela é uniformemente avermelhada, marcada ou não, com manchas que podem ser limitadas ou bem divididas, chegando a ser exageradas. Todas as nuances de fulvo, do vermelho ao café com leite, são admitidas. Os cães totalmente brancos são classificados entre os "fulvos marcados com manchas brancas invasoras".

    
Buldogue Inglês

 Não Desportivos

 

O Buldogue tornou-se um cão plácido, calmo e afetuoso. Capaz de desenvolver grande força, ele pouco se importa com isso, e mostra-se de grande paciência, o que faz dele um excelente companheiro para crianças. Esse cão sensível não suporta ser repreendido, por isso deve ser adestrado com suavidade. Ele se adapta bem à vida em apartamento, desde que seja submetido a exercícios. A pelagem pode ser unicolor (fulva ou fulvo-malhada), multicolorida (branco com manchas fulvas ou fulvo-malhadas) ou branca.

    
Bull Terrier

 Grupo de Terrier

 

Violento e também rabugento, o Bull Terrier tornou-se, graças a uma seleção eficaz e a diferentes aportes de sangue, um cão de temperamento estável. Em razão de seu temperamento , e mesmo da obstinação, o Bull Terrier precisa de exercício, adestramento estrito e firme, o que faz dele um companheiro seguro, devoto e discreto. Ele tem predisposição a alergias e dermatites. O Bull Terrier suporta mal a solidão e nem sempre se entende com seus congêneres, daí a necessidade de colocá-lo em contato com outros cães desde a mais tenra idade. Dotado de expressão resoluta, o Bull Terrier possui cabeça comprida, que é forte sem ser grosseira. Visto de frente, ela é ovoide. A parte de cima do crânio é quase achatada. A pelagem é feita de pelo curto, rente, reluzente, liso e duro ao toque. No inverno, uma leve penugem pode aparecer.

    
Bulmastife

 Grupo de Trabalho

 

Inteligente e corajoso, o Bulmastife é um guardião seguro. Antes da Segunda Guerra Mundial, ele era encontrado em todos os postos de polícia da Grã-Bretanha. Na África do Sul, esse cão guardava minas de ouro e de diamante. Ele não é submisso por natureza, mas obedece para agradar a seu dono. Esse cão deve ser adestrado com firmeza, de modo positivo, mas com suavidade. Cheio de vigor, ele gosta de brincar com crianças, mas sua gentileza não deve fazer esquecer sua força. A pelagem, curta e dura, é assentada sobre o corpo. Sua cor, em qualquer tom de fulvo ou vermelho, malhado ou não, deve ser pura e nítida. Admite-se no entanto, uma ligeira marca branca no peito. A máscara preta do focinho é indispensável, mas deve afinar perto dos olhos, ladeada por marcas escuras, sublinhando a expressão um tanto melancólica do olhar.

      

Raças de A a Z

 

Direitos do Autor 2022, Nenhum animal foi prejudicado na produção

© 2014 por Papo de Cão, criado com Wix.com

#ADOTARFAZBEM!

 

 

ADOTE

UM ANIMAL

DE RUA!

REDES SOCIAIS!

CONTATOS

Email: blog.papodecao@gmail.com
Whatsapp:  012-98813-0686

São José dos Campos - SP

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Google+ Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

As imagens utilizadas neste site são de fontes externas e não são autorizadas. Se você é fotógrafo ou responsável pelo gerenciamento de conteúdo fotográfico, e possui os direitos de alguma dessas imagens, e não quer que ela apareça em www.papodecao.com.br favor entre em contato através do e-mail blog.papodecao@gmail.com e ela será prontamente removida.

bottom of page