Retriever da Baía de Chesapeake
Esportistas
De excepcional resistência, corajoso e cheio de ardor no trabalho, ele consegue caçar nas temperaturas mais extremas. Graças ao faro muito apurado, não há cão igual para trazer a caça das águas geladas, mas ele faz isso também em terra. Muito inteligente, esse cão se adapta a todas as circunstâncias. Ativo e entusiasta, ele procede com método. Esse trabalhador incansável é o perfeito auxiliar do caçador nos pântanos. Em casa, esse cão alerta e alegre também sabe ser calmo. Ele precisa de adestramento firme mas com suavidade, principalmente se for tímido. Muito afetuoso com o dono e sua família, ele dá mostras de um bom instinto protetor. Graças ao pelo oleoso, praticamente impermeável, esse Retriever fica seco assim que sacode. Os olhos, claros, têm expressão inteligente. Do castanho-escuro ao castanho muito claro, todas as tonalidades são admitidas. A pelagem é de preferência de uma cor só, mas tolera-se um pouco de branco no antepeito e nos dedos.




Retriever da Nova Escócia
Esportistas
Esse Retriever não se contenta em procurar, buscar e trazer o pato. Ele é excelente também na arte de atrair a atenção dessas aves, e as leva a reunirem-se, facilitando assim o tiro dos caçadores. Inteligente, fácil de adestrar e resistente, o Retriever da Nova Escócia é excepcionalmente disposto para ação. É também mais tenaz em terra que na água. Sua primeira vocação é a de ser um perdigueiro. Ele precisa viver na natureza. O Retriever da Nova Escócia tem olhos amendoados e expressão viva e amigável. O pelo semilongo e macio é duplicado por uma capa interna mais macia. Essa pelagem é perfeitamente impermeável.




Rodesiano de Crista Dorsal
Grupo Hound
Caçador impiedoso de qualidades excepcionais, o Rodesiano de Crista Dorsal, cão de matilha, é rápido, energético e de uma audácia sem igual. Ele não teme terrenos difíceis e suporta perfeitamente o calor excessivo, assim como falta de água ou de comida. No lar, é um companheiro fiel e dócil, leal, calmo e afetuoso, e que sabe se adaptar a todas as circunstâncias. Ele pode se revelar um bom guardião, pois é obediente, e só late com discernimento. Ele também trabalha como cão de polícia, pois é receptivo ao adestramento. Esse cão deve ser adestrado com firmeza, doçura e paciência. Distante com estranhos, sem ser agressivo, ele também sabe se mostrar sociável. Com seus congêneres, tende a querer dominar. Esse cão, de pescoço forte e desprovido de barbela, com peito profundo, dorso e quadris muito musculosos, de membros sólidos, de patas arredondadas e fortes, é todo fortemente estruturado.




Rottweiler
Grupo de Trabalho
Esse cão robusto, esperto, muito inteligente e particularmente resistente, tem muitos aficionados. É umcão de guarda intrépido e eficaz, que não late inutilmente. Ele precisa de longos passeios diários, com a possibilidade de correr em liberdade, e não suporta ficar inativo por muito tempo. Dócil e trabalhador, ele é bem adestrável, com a condição de que o dono se mostre firme, capaz de impor sua vontade sem brutalidade, e de que o ensine a dominar sua força, pois do contrário há o risco de vê-lo agredir estranhos. Receptivo ao adestramento, ele é utilizado na polícia austríaca. Calmo, dedicado e refletivo, é paciente e afetuoso. Esse cão atlético adota naturalmente o trote quando se move. Seus olhos são amendoados, castanho-escuros e de olhar tranquilo. A cor da pelagem é preta com marcas fogo bem delimitadas nas faces, no focinho, na parte de cima do pescoço, no peito, nos membros, acima dos olhos e debaixo da base da cauda.



