top of page
Cão de Água Frison

 

 

O Cão de Água Frison é um antigo caçador de lontras, muito ativo, que se tornou um cão de serviço, polivalente. Corajoso e às vezes até agressivo, ele faz geralmente missões de vigilância. Em família, é um companheiro calmo, que se mostra reservado com estranhos. Ele é teimoso e precisa de adestramento firme. Acostumado a grandes espaços, não se adapta à vida na cidade. Pelagem pode ser unicolor, preta ou marrom, às vezes com manchas brancas. O pelo misturado e pintas no branco são admitidos.

Cão de Água Irlandês

Esportistas

 

Alegre, obediente, e inteligente, o Cão de Água Irlandês é um excelente cão de água, resistente, dinâmico, ardente, tenaz, de faro muito apurado. Ele é particularmente apto para caçar pato selvagem perto de pântanos e de lagos. Precisa de grandes espaços e de muito exercício. Cão temperamental, ele precisa de adestramento firme para se tornar um companheiro agradável e muito atento com o dono. A cauda, curta e reta, espessa na base, afina-se progressivamente até a ponta. A pelagem compõe-se de cachos espessos, apertados e crespos, não lanosos, mas de aspecto naturalmente oleoso. Esses cachos recobrem o corpo inteiro, exceto a face e a cauda. A cor da pelagem é de um marrom acentuado (castanho-escuro).

Cão de Água Português

Grupo de Trabalho

 

Ativo e corajoso, voluntarioso e resistente ao cansaço, o Cão de Água Português é também tão bom cão de guarda quanto caçador de caça de água. Particularmente inteligente, ele entende com rapidez e obedece com prazer às ordens do dono, além de ser meigo e fiel. Existem duas variedades de pelo: o pelo longo e ondulado, um tanto lustroso e macio e o pelo mais curto, denso e terno, formando mechas em cilindro. A cor é uma só (preto, branco ou marrom em suas diferentes nuances) ou composta (mistura de preto ou de marrom com branco). Sempre se tosam o traseiro e o focinho desse cão.

Cão de Santo Humberto | Bloodhound

Grupo Hound

 

O Santo Humberto tem faro de excepcional apuro, o que faz dele o melhor rastreador de todos os cães de vénerie. Impiedoso perseguidor de caça, ele tem uma bela e estranha voz, de timbres de uma força notável. Inteligente, perseverante e corajoso, esse caçador, que diziam ser um tanto lento - defeito que está na origem de seu abandono -, tornou-se um cão de companhia apreciado. Ele é também utilizado para rastrear. O Santo Humberto é um cão afetuoso, dócil e calmo, desconfiado com estranhos mas sem agressividade. É um guardião dissuasivo. É preciso educá-lo com doçura e com firmeza. Ele não suporta a brutalidade, que poderá torná-lo agressivo. Esse cão pode se adaptar à vida na cidade, mas tem muita necessidade de se exercitar. A pele solta que pende em dobras e em almofadas acolchoadas dá ao cão um ar melancólico e pensativo. Maciço e forte, esse sabujo se distingue pela andadura lenta e imponente. 

Cavalier King Charles

Grupo Toy

 

O Cavalier King Charles é um cão ousado e esportista, que persegue a presa pelo faro e com a visão. Ele tem muita personalidade e não tem medo de nada. Alegre, amigável, muito doce e afetuoso, tem gosto pronunciado pelo conforto, mas também por passeios ao ar livre. Depois que aprende a confiar, ele se mostra muito sociável. Sensível, ele tem horror a ser maltratado. Inteligente, ele se interessa por tudo o que acontece ao redor. Muito apegado ao dono, é sempre ávido por carícias. A cabeça do Cavalier King Charles é quase achatada entre as orelhas. Possui pelagem de pelo longo, sedoso, sem cachos, com franjas abundantes. Ela existe nas mesmas variedades de cores que se encontram no King Charles: rubi (unicolor, ruivo-castanho sobre o fundo branco); preto com marcas fogo; e tricolor (branco, preto e fogo). É preciso ter atenção com suas frágeis orelhas e retirar os pelos supérfulos, que podem entupir o canal. Sua pelagem deve ser escovada e penteada no mínimo a cada dois dias.

Chihuahua

Grupo Toy

 

O Chihuahua é inteligente, ativo, irrequieto e corajoso. Muito afetuoso, ele é apaixonadamente ligado ao dono. É muito bom guardião, mas late ao menor ruído. Basta um pouco de firmeza para que se torne um companheiro obediente e discreto. Mesmo que a vida em apartamento lhe convenha, ele precisa de longos passeios. A cabeça do Chihuahua deve ser redonda como uma maça, de preferência sem fontanela. Existem duas variedades de Chihuahua: A primeira se característica por um pelo curto, bem assentado sobre o corpo, que é brilhante, de textura macia e duplicado por uma capa. A segunda, mais rara, possui um pelo comprido que é fino, sedoso, liso e ligeiramente ondulado; uma leve capa é procurada. Para a pelagem, todas as cores e todas as misturas de cores são admitidas, mas as pelagens fulvas, marrons-chocolate, brancas, areia, fulvo-prateadas, cinza-prateadas, pretas, preto e fogo, assim como fulvo-malhadas, são particularmente apreciadas.

Chow Chow

Não Desportivos

 

Muito fiel ao dono, independente, agitado e sensível, o Chow-Chow deve ser tratado com doçura mas comfirmeza. É preciso adestrá-lo desde mais tenra idade para ensiná-lo a aproximar-se, sentar-se e deitar-se. Seu lado felino o faz como asas grandes demonstrações de afeto. Ele tem horror a ficar amarrado. Calmo e pouco ruidoso, muito limpo e só latindo quando necessário, esse companheiro muito agradável vive bem em apartamento. Ele precisa de duas ou três saídas diárias. O pelo comprido é muito abundante, denso, reto e um tanto áspero; ele é duplicado por uma capa macia e lanosa. O pelo curto, eriçado e de natureza felpuda e fofa, é abundante, denso e reto. A pelagem é unicolor - preta, azul, fulva, creme ou branca, sem manchas - ou multicolorida (a parte de baixo da cauda e a parte traseira das coxas são frequentemente de cor mais clara.) O Chow-Chow tem língua azul escura, quase preta, única dentro da espécie canina. A beiçada e o céu da boca são pretos. Possui uma expressão carrancuda característica (o scowl).

Clumber Spaniel

Esportistas

 

Outrora cão de matilha, o Clumber Spaniel é atualmente um agradável cão de companhia. Muito inteligente e dotado de excelente faro, ele é silencioso no trabalho. Sua busca é lenta mas insistente. Bom Retriever, ele não teme a água fria nem espinhos. É um companheiro seguro e gentil, calmo e brincalhão, sem nenhuma tendência para a agressividade. No entanto, precisa de adestramento firme a paciente. Seu ambiente de vida preferido é o campo. A pelagem é constituída por um pelo reto, abundante, apertado e sedoso, que forma franjas nas orelhas, nos membros e na cauda. A do corpo é de preferência toda branca, com marcas limão; admite-se o laranja. Existem ligeiras marcas na cabeça e manchas de sarda no focinho.

Cocker Americano

Esportistas

 

O Cocker Americano preservou toda a vivacidade do levantador de caça e do cão de mata que foram seus ancestrais. Ele é resistente, corajoso, perseverante e rápido. Seduz por sua cabeça arredondada enquadrada por grandes orelhas franjadas, imortalizadas no filme A Dama e o Vagabundo, de Walt Disney. Afetuoso, dinâmico e brincalhão, ele é uma agradável companhia. Equilibrado, inteligente e dócil, é facilmente adestrado e muito fiel ao dono. Ele consegue se adaptar à vida em apartamento, com a condição de que possa fazer bastante exercício O Cocker Americano tem crânio arredondado, mas sem exagero. Olhos arredondados e cheios, tem expressão inteligente e doce. O pelo sedoso, assentado ou ligeiramente ondulado. Se unicolor, sua pelagem é preta, às vezes com extremidades fogo e um pouco de branco no peito e no pescoço, ou toda cor que vá do creme mais claro ao vermelho mais escuro, inclusive o marrom.

Cocker Spaniel Inglês

Esportistas

 

Alegre, alerta, afetuoso, esse cão sensível deve ser adestrado com delicadeza mas com firmeza. Teimoso, tenaz, muito resistente e corajoso, ele tem faro muito apurado e revela-se excelente cão de caça nos pântanos e nas florestas. Esse bom caçador tem a especialidade de marcar o "aponte" somente durante alguns segundos e "abocanhar" a caça. Seu tamanho reduzido lhe permite driblar o matagal e moitas ou arbustos. O Cocker é um companheiro cheio de charme que tem a particularidade de estar sempre abanando a cauda. Doce, afetuoso e muito ligado ao dono, com quem tem grande cumplicidade, tende a não deixá-lo nem por um segundo, por isso é preciso ensiná-lo bem cedo a ficar sozinho de vez em quando. Ele deve gastar suficientemente as energias, do contrário o excesso de peso o espera. Alguns exemplares com propensão a se mostrar agressivos precisam de um dono resoluto. A pelagem é de pelo achatado, unido e sedoso, jamais encaracolado. Todas as cores são admitidas quando a pelagem é unicolor, o branco só é tolerado no antepeito.

Collie

Grupo Pastoreio

 

O Collie é doce, gentil, alegre e afetuoso, mas às vezes turbulento. É também um cão divertido, que teria - deacordo com os ingleses - um senso de humor muito britânico. Notavelmente inteligente, ele é bom auxiliar da polícia, excelente cão-guia para cegos, assim como um brincalhão fora de série. A fidelidade do Collie é lendária. Ele tem um espírito de família muito desenvolvido e só fica feliz ao lado do dono ou dos seus. É preciso adestrá-lo com doçura, mas com assiduidade. Mal socializado, ele pode se tornar extremamente reservado e mesmo inibido. Seu senso muito acentuado de propriedade faz dele um guardião eficaz, mas sem ser agressivo. Esse cão gosta de crianças, que vigia conscientemente. 

Coton de Tuléar

 

O Coton de Tuléar é um companheiro charmoso, atraente e fiel ao dono. Vivo e inteligente ele entende rapidamente o que se diz a ele. Se adestrado ainda jovem, respeitará as proibições durante toda a vida. Se ele é muito calmo e equilibrado para viver em casa, demonstra todo seu vigor fora, e durante os passeios nunca se cansará antes do dono. Ele é tão sociável com seus congêneres quanto com os humanos. Na França, em especial, ele é apreciado por suas qualidades e pela estética da pelagem incomparável. A pelagem de pelo longo, branco, fino e ligeiramente ondulado tem textura felpuda. Algumas marcas de cor cinza-claro (mistura de pelos brancos e pretos) ou do tipo manto do cavalo (mistura de pelos brancos e fulvos) são admitidas nas orelhas e toleradas no corpo.

Curly Coated Retriever

 Esporistas

 

O Coton de Tuléar é um companheiro charmoso, atraente e fiel ao dono. Vivo e inteligente ele entende rapidamente o que se diz a ele. Se adestrado ainda jovem, respeitará as proibições durante toda a vida. Se ele é muito calmo e equilibrado para viver em casa, demonstra todo seu vigor fora, e durante os passeios nunca se cansará antes do dono. Ele é tão sociável com seus congêneres quanto com os humanos. Na França, em especial, ele é apreciado por suas qualidades e pela estética da pelagem incomparável. A pelagem de pelo longo, branco, fino e ligeiramente ondulado tem textura felpuda. Algumas marcas de cor cinza-claro (mistura de pelos brancos e pretos) ou do tipo manto do cavalo (mistura de pelos brancos e fulvos) são admitidas nas orelhas e toleradas no corpo.

Cão de Crista Chinês

 

 

Suas origens são difíceis de encontrar. Cães sem pelos parecem ter se desenvolvido por mutação pelo mundo todo, mas eles se espalharam principalmente nas Américas Central e do Sul. O Crista Chinês é uma exceção, pois parece que já existia na China desde o século 13. Marinheiros chineses eram aconselhados a levar esses cães nos barcos como caçadores de ratos e também como uma curiosidade que poderia servir para troca por mercadorias com mercadores locais. Assim, a raça se espalhou pela Turquia, Egito, África do Sul e provavelmente pelas Américas Central e do Sul. Só nos anos de 1800 aparecem registros desses cães na Europa, em pinturas e fotografias, incluindo os cães do tipo Crista Chinês. No final dos anos de 1800, a americana Ida Garrett, que ajudou a promover vários tipos de cães sem pelos, se tornou uma defensora da raça. Com a ajuda de uma união de criadores (incluindo a famosa Gypsy Rose Lee), o Crista Chinês gradualmente foi ganhando admiradores na América e na Europa. Em 1991, depois de um século de esforços, a raça foi reconhecida pelo AKC. O Crista Chinês logo se tornou popular entre os frequentadores exposições de cães, mas a raça não tem atraído muito como animal de estimação. Como a raça vem ganhando maior exposição é bem provável que essa situação mude.
 

Raças de A a Z

 

Direitos do Autor 2022, Nenhum animal foi prejudicado na produção

© 2014 por Papo de Cão, criado com Wix.com

#ADOTARFAZBEM!

 

 

ADOTE

UM ANIMAL

DE RUA!

REDES SOCIAIS!

CONTATOS

Email: blog.papodecao@gmail.com
Whatsapp:  012-98813-0686

São José dos Campos - SP

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Google+ Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

As imagens utilizadas neste site são de fontes externas e não são autorizadas. Se você é fotógrafo ou responsável pelo gerenciamento de conteúdo fotográfico, e possui os direitos de alguma dessas imagens, e não quer que ela apareça em www.papodecao.com.br favor entre em contato através do e-mail blog.papodecao@gmail.com e ela será prontamente removida.

bottom of page