







Hovawart
Trabalhador, inteligente e obediente, esse cão é fácil de ser adestrado e possui faro apurado. Mostra-se corajoso quando preciso. Bom corredor e saltador eficaz, é utilizado como guia e como salvador. É um cão de companhia muito agradável, equilibrado, seguro de si e de temperamento firme. Conservou o instinto de guarda e utiliza com discernimento sua voz forte. Combativo, precisa de um dono capaz de educá-lo bem. Fiel e muito apegado à família, é doce com crianças e pouco indicado para viver em apartamentos. A longa pelagem é formada de pelos fortes, apertados, ligeiramente ondulados e bem assentados, com um pouco de subpelagem. Ela pode ser loura (fulvo-clara), preta ou preta com marcas fogo (sobrancelhas, antepeito, membros, debaixo do implante da cauda). Pequenas manchas brancas no peito e alguns brancos esparsos são tolerados.
Harrier
Grupo Hound
Esse cão, de faro excepcional, é ativo, rápido e resistente em terrenos planos. Sua garganta é muito sonora. Embora não goste muito de dificuldades, é fácil lidar com ele. Excelente com lebre, é utilizado também com a raposa e na caça a tiro do cabrito-montês e do javali. O Harrier precisa de adestramento firme, exercícios diários e espaço. É um companheiro vivo e alegre, receptivo às pessoas e aos congêneres.
Husky Siberiano
Grupo de Trabalho
Inteligente e gentil, o Husky Siberianoé alerta e sociável. Ele também é de uma natureza muito independente, fujona e caçadora. Dócil em alguns momentos, tende a esquecer seu adestramento em mais de uma ocasião. É um cão adorável, muito asseado e que gosta de crianças, tem muita energia especialmente quando jovem, sendo pouco recomendada a vida em apartamento. Deve ser exercitado fisicamente e mentalmente. Talhado para avida ao ar livre, o Husky gosta de dormir fora de casa. Não é um cão de guarda e é necessário ensiná-lo a viver sozinho ainda muito cedo. Mais do que latir, ele tem a particularidade de uivar. Esse cão nórdico adapta-se bem ao clima temperado. Os olhos, castanhos ou azuis, amendoados e ligeirmente dispostos em oblíquo, têm expressão viva e amigável. O Husky Siberiano tem pata típica de cão de neve, com pelos densos nos intervalos entre os dedos e solado muito sólido.



